SISTEMA DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO
A existência de um sistema de detecção e alarme de incêndio (SDAI) é de extrema importância para garantir a segurança e prevenir incêndios em diversos locais, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Resumidamente, um SDAI é composto por diversos dispositivos com o objetivo de proteger pessoas, instalações, obras de arte e o ambiente.
Os elementos comumente presentes em um incêndio são calor, fumaça (partículas do material em combustão) e radiação luminosa, classificando os tipos de detectores automáticos de incêndio: detector de calor; detector de chama; detector de fumaça. Segundo a ABNT NBR 17240:2010, existem quatro tipos de sistema de detecção: convencional, endereçável, analógico e algorítmico. De certa forma, pode se considerar o analógico e o algorítmico como sistemas endereçáveis com complementos.
Em um sistema convencional, cada circuito é alocado para uma área onde poderão estar instalados um ou mais dispositivos que, ao obter uma confirmação de um princípio de incêndio o dispositivo entrará em modo de alarme, então a central reconhecerá esse evento do circuito referente a zona onde o equipamento está alocado. Os sistemas endereçáveis permitem que cada dispositivo de detecção possuam um endereço individual, assim permitindo a central identificar exatamente o local e o dispositivo acionado.
Marcas com as quais trabalhamos
Notifier by Honeywell
Simplex
Bosch
EATON
Siemens
Morley - Honeywell
Certificações/Normativas
UL - Underwriters Laboratories
É um dos símbolos com maior reconhecimento, certificando que um produto cumpre com garantia os padrões de segurança e qualidade dos produtos no Estados Unidos e no Canadá
FM - Factory Mutual
Selo Internacional de Performance e Qualidade, na área de incêndios é cobrado normalmente quando se procura por qualidade pelas seguradoras. Oferecer garantia e confiabilidade a um produto é um diferencial hoje em dia, principalmente quando envolve risco a vida.
EN54
No Comitê Europeu de Normalização (CEN), as normas da série EN54 são as referentes aos sistemas de detecção e alarme de incêndio.
A EN54 é composta por diversas subnormas.
CE
A marcação CE é a declaração por parte do fabricante de que o produto atende a todos os dispositivos apropriados da legislação relevante que implementam determinadas Diretivas Europeias.
ABNT NBR 17240
Sistemas de detecção e alarme de incêndio – Projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio.